
Entidades Entrecruzamentos
Entidades Espirituais atuantes
Deve-se levar em consideração que todo o sistema que se apresenta é interdependente ou seja, cada posição está relacionada com algum processo ou movimento. Assim, como os Signos representam ou inspiram qualidades específicas das Vibrações Ancestrais, os Astros Celestes representam ou indicam princípios e funções gerais. Logo, esta interação entre Signos e Astros Celestes supõem uma dignidade ou debilidade, determinando a sua qualidade de ação, que será "administrada" por uma Vibração Ancestral, especializada para aquele fim. Por isto, quando ouvimos a expressão "cruzamento", "encruza", na realidade está-se referindo ao Entrecruzamento Vibratório das Vibrações Ancestrais.
Através do Aumbhandan, sabe-se que este Entrecruzamento Vibratório das Sete Vibrações Ancestrais (ou Linhas de Umbanda) é complexo, necessitando é claro, de uma coordenação, que é realizada pelos representantes destas Vibrações, que na realidade são as Falanges que conhecemos.
Da mesma forma que compreendemos esta relação de interdependência, através do esoterismo de Umbanda conhecemos a nominação desta coordenação, da seguinte forma:
ORIXÁ INTERMEDIA PARA ORIXÁ
OXALÁ
Caboclo
Urubatão da Guia Caboclo Guaracy Ogum
Caboclo Guarany Oxossi
Caboclo Aymoré Xangô
Caboclo Tupy Yorimá
Caboclo Ubiratan Yori
Caboclo Ubirajara Yemanjá
OGUM
Ogum de Lei Ogum Matinata Oxalá
Ogum Rompe Mato Oxossi
Ogum Beira Mar Xangô
Ogum de Malê Yorimá
Ogum Megê Yori
Ogum Yara Yemanjá
OXOSSI
Caboclo
Arranca Toco Caboclo Arruda Oxalá
Caboclo Araribóia Ogum
Caboclo Cobra Coral Xangô
Caboclo Tupynambá Yorimá
Caboclo Jurema Yori
Caboclo Pena Branca Yemanjá
XANGÔ
Xangô Kaô Xangô Pedra Branca Oxalá
Xangô Sete Montanhas Ogum
Xangô Agodô Oxossi
Xangô Pedra Preta Yorimá
Xangô Sete Cachoeiras Yori
Xangô Sete Pedreiras Yemanjá
YORIMÁ
Pai Guiné Pai Tomé Oxalá
Pai Benedito Ogum
Pai Joaquim Oxossi
Vovó Maria Conga Xangô
Pai Congo d’Aruanda Yori
Pai Arruda Yemanjá
YORI
Tupanzinho Senhor Ori Oxalá
Senhor Yari Ogum
Senhor Damião Oxossi
Senhor Doum Xangô
Senhor Cosme Yorimá
Senhora Yariri Yemanjá
YEMANJÁ
Cabocla Yara Cabocla Estrela do Mar Oxalá
Cabocla do Mar Ogum
Cabocla Indayá Oxossi
Cabocla Iansan Xangô
Cabocla Nanan Buruque Yorimá
Cabocla Oxum Yori
Assim, fica estabelecida a Correlação entre as "Vibrações Ancestrais" e a "Estrada dos Anjos e da Vida", podendo conhecer as Influências Místicas que agem.
Para facilitar o entendimento, um exemplo:
Data de nascimento: 30 de novembro de 1980
Hora de nascimento: 10:40
Local de nascimento: Cidade do Rio de Janeiro
Uma pessoa nasceu no dia 30 de novembro, data compreendida entre 24 de novembro e 22 de dezembro, que é relativo ao Signo de Sagitário, que por sua vez, identifica a Vibração Original de XANGÔ.
Outras informações poderiam ser levantadas, tais como: Decanato, Fase da Lua, Estação Climática do Ano, Hora Planetária, etc. mas, aguardemos a oportunidade adequada para realizar a abordagem.
Então, esta pessoa "é" um Xangô.
E quais são as outras Entidades Atuantes? Quais as mais importantes? Para o segundo passo é necessário o "Levantamento do Céu" no exato momento do seu nascimento ou seja, como estavam configurados os "Entrecruzamentos Vibratórios", demonstrados pelas posições dos Astros Celestes em relação aos Signos, que podem ser obtidos através de uma "Carta Natal". Considerando que, a montagem desta carta exige algum conhecimento de Astrologia, recomenda-se obter junto a um Astrólogo ou através de programas específicos para tal fim.
Às 10:40 horas, do dia 30 de novembro, o "Mapa do Céu" visto a partir da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, tinha a seguinte configuração: O Sol está no signo de Sagitário; a Lua está no signo de Virgem; o Planeta Mercúrio está no signo de Escorpião; o Planeta Vênus está no signo de Escorpião; o Planeta Marte está no signo de Capricórnio; o Planeta Júpiter está no signo de Libra; e, finalmente, o Planeta Saturno está no signo de Libra.
Consideramos ser de suma importância determinar qual o "Jogo" de Relacionamento de Forças e Vibrações que imperavam no momento em que alguém absorve seu primeiro "Hausto de Vida" – nascimento – o qual irá sempre, não determinar, mas sim influenciar aquilo que ele se dispuser a realizar nesta jornada terrestre: o Destino.
No momento do primeiro "Hausto de Vida" deste nosso exemplo, identificam-se como mais influentes as seguintes Correlações Vibracionais:
1. O Sol, em seu Signo Natal de Sagitário, representando a Vibração Original Esotérica de Orixalá potencializando a Vibração Original Esotérica de Xangô, intermediada pelo Caboclo Aymoré;
2. A Lua posicionada no Signo Zodiacal de Virgem, representando a Vibração Original Esotérica de Yemanjá influenciando a Vibração Original Esotérica de Yori, intermediada pela Cabocla Oxum;
3. O Planeta Mercúrio posicionado no Signo de Escorpião, representando a Vibração Original Esotérica de Yori influenciando a Vibração Original Esotérica de Ogum, intermediada pelo Senhor Yari;
4. O Planeta Vênus posicionado no Signo de Escorpião, representando a Vibração Original Esotérica de Oxossi influenciando a Vibração Original de Ogum, intermediada pelo Caboclo Araribóia;
5. O Planeta Marte posicionado no Signo de Capricórnio, representando a Vibração Original Esotérica de Ogum influenciando a Vibração Original Esotérica de Yorimá, intermediada pelo Ogum de Malê;
6. O Planeta Júpiter posicionado no Signo de Libra, representando a Vibração Original Esotérica de Xangô influenciando a Vibração Original Esotérica de Oxossi, intermediada pelo Xangô Agodô;
7. O Planeta Saturno posicionado no Signo Zodiacal de Libra, representando a Vibração Original Esotérica de Yorimá influenciando a Vibração Original Esotérica de Oxossi, intermediada pelo Pai Joaquim.
Um detalhe importante, que não deve ser esquecido: o Signo Ascendente. Enquanto o Signo Solar é aquele pelo qual o Sol estava transitando no período do nascimento (Relativo à Vibração Original), o Ascendente é o signo que estava "subindo" na linha do horizonte neste mesmo instante. Como os Signos estão associados aos Astros Celestes, aquele que está vinculado ao Signo Ascendente tem a sua importância bem definida. Se na Astrologia o Astro Celeste correspondente ao Signo Ascendente é tido como o "governante" do mapa, no Esoterismo de Umbanda, podemos traduzi-lo como sendo aquele que representa a "Entidade de Frente". No nosso exemplo, o Signo Ascendente é Aquário, que é vinculado ao Planeta Saturno, logo, identificamos a Vibração de Yorimá. Então, no nosso exemplo, a "Entidade de Frente" desta pessoa é da Falange de Pai Joaquim.
E, para aqueles que ainda não souberam quais Falanges originam as Entidades que vibram no dia-a-dia da caridade ao próximo, podem estar certos de que elas são integrantes de quaisquer uma das Falanges que forem identificadas, determinadas pelo "Poder Volitivo das Vibrações Originais", registradas pelos Astros Celestes no momento exato do início da sua jornada.
Texto de mestre TASHAMARA - Reencontrando o Sagrado
