top of page

Filosofia > Ritual

Ritual

 

Etimologia

 

     "Umbanda" ou "Embanda" são oriundos da língua quimbanda de Angola, significando "magia", arte de curar". Há também a suposição de uma origem em um mantra na Língua adâmica cujo significado seria "conjunto das leis divinas" ou "deus ao nosso lado".

Também era conhecida a palavra 'Umbanda' significando “a arte de curar” ou “o culto pelo qual o sacerdote curava”, sendo que 'Umbanda quer dizer “o Além – onde moram os espíritos”.

 

     Após o Congresso de 1941, declarou-se que "Umbanda" vinha das palavras do sânscrito Aumbandhã, termos que foram traduzidos como "o limite no ilimitado", "Princípio divino, luz radiante, a fonte da vida eterna, evolução constante".

 

Ritual

 

     O nosso ritual se firma nos conceitos da fundação da Umbanda em (15 de novembro de 1908) por Zélio Fernandino de Morais, que quando prestes a ingressar na Marinha, passou a apresentar comportamento estranho a que a família chamou de "ataques" onde o jovem tinha a postura de um velho dizendo coisas incompreensíveis, em outro momento se comportava como um felino. Após ter sido examinado por um médico que aconselhou a família a levá-lo a um padre, Zélio foi levado à um centro espírita. Assim, no dia 15 de novembro, Zélio foi convidado a se sentar à mesa da sessão na Federação Espírita de Niterói, presidida na época por José de Souza quando foi incorporado por um espírito que se levantou durante a sessão e foi até o jardim para buscar uma flor e colocá-la no centro da mesa, contrariando a regra de não poder abandonar a mesa uma vez iniciada a sessão. Em seguida, Zélio incorporou espíritos que se apresentavam como negros escravos e índios. O diretor dos trabalhos alertou os espíritos sobre seu atraso espiritual, convidando-os a sair da sessão quando uma força tomou Zélio e disse:

 

     "Por que repelem a presença desses espíritos, se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens? Será por causa de suas origens sociais e da cor?"  o ser indagado por um médium ele respondeu:

 

     Se querem um nome, que seja este: sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim não haverá caminhos fechados. O que você vê em mim são restos de uma existência anterior. Fui padre e o meu nome era Gabriel Malagrida. Acusado de bruxaria, fui sacrificado na fogueira da Inquisição em Lisboa, no ano de 1761. Mas em minha última existência física, Deus concedeu-me o privilégio de nascer como Caboclo brasileiro.

 

     — Caboclo das Sete Encruzilhadas

     A respeito de sua missão, assim anunciou:

 

    'Se julgam atrasados esses espíritos dos negros e dos índios, devo dizer que amanhã estarei na casa deste aparelho para dar início a um culto em que esses negros e esses índios poderão dar a sua mensagem e assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem o meu nome, que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminho fechado para mim."

 

     Assim, nosso Ritual estabelece o que espírito Sr. Caboclo Sete Encruzilhadas que estabeleceu normas como a prática de caridade, sua base se fundamentaria no Evangelho de Cristo, no amor, perdão, respeito e humildade.

 

     Em todas nossa giras de aberturas dos trabalhos primeiramente, fazemos uma palestra uma reflexão e estudo sobre uma passagem do evangelho para harmonização dos trabalhos.

Após iniciamos os pontos da curimba e vibração na linha dos orixás.

 

     Cultuamos e realizamos homenagem aos orixás; Oxalá, Ogum, Xangô, Oxóssi, Obaluaê/Omulu, Yemanjá, Oxum, Iansã, e Nanã.

Seguimos os fundamentos dos estudos WW Mata Silva, na Vibração original (Oxalá, Ogum, Xangô, Oxóssi, Yori (Linha Oriente, Crianças), Yemanjá (linha das águas; Oxum, Nanã, Iansã), Yorimá (Pretos Velhos – Obaluaê).

 

     Entendemos que os Fundamentos da Religião de Umbanda recriada e instalada no Brasil, baseia-se em conceitos agregadores universalistas, fazendo a conversão em 5 fundamentos doutrinários, que são;

 

Cristianismo

 

     Com os ensinamentos do Mestre Jesus Cristo, nosso querido Oxalá, através da adoção do Evangelho como único caminho de Luz ao Pai Criador, pelas leis de amor e morais contidas nesse grande livro. E ele sendo o expoente máximo e Governador do Planeta Terra, onde fundamentalmente ocorre o Sincretismo dos Santos Católicos com os Orixás na Umbanda.

 

Kardecismo

 

     Na Codificação espirita trazida por Allan Kardec, através das obras máximas; O Evangelho Segundo Espiritismo; O livro dos Espíritos; O livro dos médiuns; O céu e Inferno; e Obras Póstumas. Estes ditados por espíritos superiores, que teve no Brasil também a sua grande difusão, principalmente pelo médium Chico Xavier.

 

 

O Afro

 

     Através das antigas civilizações instaladas no continente africano, e ao culto dos orixás que foram trazidos pelos nossos queridos irmãos da raça negra para o Brasil, justamente nos tempos difíceis da escravatura, onde sofreram grandes humilhações, souberam superar através dessa força e culto aos seus orixás. Assim na Umbanda essa força se converge para ajuda a todos os irmãos de fé.

 

 

O Ameríndio

 

     Os antigos e originais habitantes das terras desse Brasil, do trocos Tupi-Guarani, Tupinambás, Tamoios. Com sua ancestralidades e ao Culto ao Deus Tupã (nosso Deus criador), os rituais de pajelança para cura dos enfermos e libertação de espíritos, com o grande conhecimento das ervas e plantas, fazendo das florestas e matas seu grande lar.

São através desses conhecimentos que a grande falange dos caboclos atua em nossa maravilhosa Umbanda.

 

O Oriente

 

     Na sabedoria universal das nações do oriente; Indianos, Japoneses, Chineses, Árabes. São culturas milenares, onde tiveram seus grandes avatares, nos ensinaram principalmente através do Budismo, Islamismo, Taoísmo, Hinduísmo, grandes fundamentos filosóficos e de um Deus Universal e criador. São dessas origens que vem na Umbanda na Linha de Cura, Os fundamentos dos pontos Riscados, a defumação.

 

     Então e dentro de entendimento e respeito universalista, que uma Umbanda Cristã trabalha na convergência das religiões, com respeito mútuo a todos, no trabalho de amor e perdão como ensina nosso Mestre Jesus.

bottom of page